
No dia 26 de Janeiro irá iniciar o novo ano Chinês, também conhecido como Festival da Primavera. É o Festival Chinês mais importante do ano e não é um evento religioso.
Como os Chineses usam o calendário Lunar para os seus festivais, a data do Novo Ano Chinês varia de ano para ano. A data corresponde à Lua Nova ou no fim de Janeiro ou principio de Fevereiro, sendo assim no inicio do primeiro mês Lunar. Tradicionalmente as celebrações duram quinze dias, terminando na data da Lua Cheia. O décimo quinto dia é conhecido como o Festival da Lanterna. Na China o feriado dura três dias e é a maior celebração do ano.
O calendário Chinês é diferente do usado no mundo Ocidental. É constituído por ciclos de doze anos, cada um deles atribuído a um animal.
Existe uma velha lenda Chinesa, segundo a qual Buda convidou todos os animais do seu reino para comparecerem perante ele. Nesse dia particular do Ano Novo Chinês somente doze animais apareceram. O primeiro a entrar foi o Rato, seguido pelo Búfalo, o Tigre, o Gato, o Dragão, a Serpente, o Cavalo , a Cabra, o Macaco, o Galo, o Cão e, finalmente, o Javali. Para demonstrar a sua gratidão, Buda decidiu atribuir o nome de cada um dos animais a um ano pela ordem em que lhe apareceram, e as pessoas que nascem nestes anos herdam algumas das suas características.
Assim no dia 26 de Janeiro termina o ano do Rato e dá-se inicio ao ano do Búfalo.
No calendário Chinês o ano é de 4707.

Sem comentários:
Enviar um comentário